Matte Painting

5691

HÁ UNS BONS  CEM ANOS, a indústria do cinema vem se utilizando de verdadeiros milagres para “montar” seus sets de filmagem. Não falo de chroma key (tela verde ou azul,  substituída posteriormente por cenários criados por computação gráfica), falo de pintores talentosos que, de 1907 até uns trinta anos, faziam verdadeiros “truques de filmagem” ao conceber o chamado Matte Painting.

Tecnicamente, Matte Painting era o nome dado à pintura em tela de vidro, cujo efeito “completava” a paisagem local. Em miúdos, tratava-se de um cenário pintado, que quando posto diante das câmeras permitia a fusão da pintura com o set real através de uma pequena área deixada em branco.

A primeira vez que se tem notícia do uso desta técnica data de 1907, criada por Norman Dawn no filme “Missions of California”, onde o artista criou cenários memoráveis. Esta técnica também foi usada em “O Mágico de Oz” (1939), e em blockbusters como Indiana Jones e Star Wars.

Bom, como estamos falando de desenho, selecionei algumas fotos destes artistas em ação.

Começo pelo Matte Painting de “O Enigma da Pirâmide” (1985, Barry Levinson),  onde é possível perceber o trabalho do artista na pintura de uma rua em Londres, cujo take é rápido. Nele,  Sherlock Holmes persegue um misterioso homem. Percebam a caixa postal que dá o limite onde o set real se encaixa durante a filmagem:

5872 (1)

5871

O mesmo com  a portada do palácio de Jabba, o Hut, em “O Retorno de Jedi”.

5954

Em “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”:

609510

Hoje em dia, o  matte painting  é feito de maneira digital, e é possível ver o trabalho destes designers em trabalhos como “O Último Samurai” (2003):

Samurai_01

Finalizo este posto, mostrando um vídeo falando sobre Matte Painting! E como isso é feito atualmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s