Minha passagem pela Bienal do Rio!

Olá, pessoal! A Bienal ainda não acabou, mas estou aqui para relatar um pouquinho de como foi participar deste evento tão especial!

No dia 3 de setembro, partimos eu e meu pai para o Rio, embarcando no voo de Campinas, que chegaria às 6 da manhã na Cidade Maravilhosa. O céu nublado, revelou um Corcovado austero, negro, assim que atravessamos as nuvens.

rio02

Seja como for, quando deixei a cidade aos 12 anos, alimentava o desejo de voltar, mas não imaginava encontrar uma cidade adormecida e chuvosa, 24 anos depois. (Ainda assim, adorei!) =D

rio03Ficamos fazendo hora no aeroporto, até pegarmos um frescão (um ônibus com ar condicionado, que faz a orla marítima até a Barra da Tijuca), e então passamos por Botafogo, o saudoso shopping Rio Sul, a Avenida Princesa Isabel, até alcançarmos a Atlântida, por onde  trafegamos por  Copacabana até o Arpoador. Neste trajeto vi a escola onde estudei, a E.M. Roma, e como a Praça do Lido, antes aberta e repleta de crianças, estava fechada. Continuamos em frente, até contornarmos a costa, que nos levaria de São Conrado à imensidão de um mar revolto, que se chocava nas pedras da orla.

rio04

IMG00029Quando chegamos num lugar chamado Alvorada (bairro?), tivemos de pegar um circular até o Rio Centro. Foi um trajeto longo, até que, finalmente, avistamos à direita a arena do Rock In Rio, e do lado esquerdo o Rio Centro. Muitas pessoas, que estavam no ônibus conosco, também iam à Bienal, e uma delas, por coincidência, foi a primeira pessoa a quem dei um autógrafo, quando cheguei no estande da Editora Underworld! A querida Lucila!

Lá estavam as pessoas, que durante meses vinha mantendo contato apenas por eMails e pelo Twitter, e não preciso dizer o quão emocionante foi ver todos ali, em carne e osso! *________*  Abracei a Fabiana Andrade, a quem devo toda esta incrível experiência, a Edilza, o Lorenzo, a Françoise, a Luisa Salazar (de “Os Sete Selos” e “Bios”), mais tarde as gêmeas Mônica e Monique (de “Sete Vidas”).

Na foto abaixo (da esquerda para a direita): Edilza, eu, Mônica (ou Monique!), Fabi, e Monique (ou Mônica!)

jqml

Olha meu pai, que danado! Tirou foto com as gêmeas, mas não tirou uma foto minha com elas! (Ele que estava com a câmera!)

bienal_gemeas

Durante a Bienal, troquei autógrafos com as meninas, e ficamos lá papeando um monte! Me diverti um bocado com elas. Inventamos até de fazer uma ação viral, interceptando o pessoal que passava pela rua, convidando a entrar no estande. (Algumas ficavam com medo, confesso) O.o

Além do time da Under, tive a boa sorte de encontrar uma infinidade de pessoas, que fizeram o dia ainda mais especial!

nanuka_vollzin

Como o Maicon (Vollzin)!

O Paulo, que nesta foto está à esquerda, ao lado da talentosa Luisa Salazar, estava lá à minha espera com o Camundo em mãos. Fiquei tão emocionado! Este rapazinho brihante me acompanhou boa parte do dia, e se não fosse ele não teria conseguido uma senha para assistir ao Café Literário com a escritora americana Audrey Niffenegger, que alías é de uma elegância invejável.

Como sou fã de seu livro de estreia, “A Mulher do Viajante no Tempo” não pude deixar de ganhar um autógrafo, né? No momento desta foto, recebi  um gracioso “boa sorte”, quando contei que estava iniciando a minha carreira de escritor . A Audrey é artista plástica, e inicialmente havia planejado fazer uma novela gráfica de “ A Mulher do Viajante no Tempo”, quando optou em escrever o livro. Nem vou contar que a identificação foi imediata, né?    *__________*

De volta ao estande, recebi inúmeras pessoas interessadas em comprar o Camundo.  Nem sei como calcular a emoção de receber tantas pessoas carinhosas. Meninos e meninas de todas as idades, adultos, homens e mulheres, que de uma forma ou de outra, me perguntavam sobre o enredo, e como criei as personagens.

Recebi também a ilustre visita do André Siqueira, responsável por belíssimas capas do mercado editorial (como as capas da minha amiga Vanessa Bosso), e que estava na Bienal apoiando a noiva Bianca Carvalho no lançamento do livro “Jardim da Escuridão”! Que, alías, é mais um livro incrível, que está na minha lista de leitura!

Já perto do final, depois de um dia repleto de novidades, fui agraciado com a presença dos meninos do blogue “Sobre Livros” (Rafael e Tiago), e “Li um Livro” (Diego), que me “pregaram” uma entrevista! (Só quero ver no que vai dar!)  =D

bienal005

Bom, voltar é a parte mais triste desta história, mas necessária. Saímos do pavilhão às 22 horas, embarcamos num ônibus direto para a rodoviária, e voltamos num ônibus leito para Campinas.

bienal_nanuka

Só acordei no dia seguinte, pensando, cá com meus botões (e meus óculos do Dexter) se realmente tudo isso foi real… ou sonho!

18 pensamentos sobre “Minha passagem pela Bienal do Rio!

  1. awnnn Nanuka!!!! tô tão tão tão feliz por vc!!!!!
    uma pena eu não poder ter ido a bienal também fazer volume no estande e passar o dia com vcs *-*
    a sorte é que outras bienais virão, e numa delas a gente se encontra *-*

    ps: preciso do meu Camundo! ❤

    • Gabi, ia adorar estar com você lá! Ah, se pudesse alugava um jatinho e ia todo mundo! Mas teremos muitas oportunidades! Ano que vem tem a Bienal de São Paulo! Vou começar a me organizar! *______*

  2. Ai…tudo tão lindo… nossa não sabia que o “Frescão” ainda rodava rs (abafa).

    Ei tu é a cara do paizão (esperto rs) e a confusão com a gêmeas D+ e arrasou com o óculos do Dexter hehe.

    Foi um lindo sonho sim que se tornou realidade.

    Parabéns vc além de um excelente autor/parceiro é uma pessoa incrível que tenho o prazer de ter como amigo.

    Bjs.

    • ô, Marcinha! Fico tão feliz de ler seu comentário! Olha, ainda vamos nos conhecer, hein? Pega o maridão e vamos lá para a próxima Bienal! (Ou antes, porque eu não vou aguentar esperar um ano!)

      Rá! Você viu? Sou a versão japonesa do meu pai, rs! =D

      Também tenho muito prazer em tê-la como amiga. Ter amigos hoje em dia é tão raro e tão difícil, que me sinto privilegiado de ter uma pessoa tão especial como parceira!

      ^^!

    • Puxa, será que conversando com a Fabi? Não sei bem como funciona. Mas ela precisa apenas autorizar o evento, digamos assim! No final de Setembro, aqui, na Livraria Cultura, vai ter um evento para lançar o Camundo. Seria tão legal se tivesse em São Paulo também!

  3. Eitaaa que agora foi que bateu mesmo a inveja de não poder ir pra Bienal com esse seu “diário de viagem”! Agora canto como Maria Rita: “Moço, maltratar não é direito…” hehehe Mas tem nada não, ano que vem a gente se encontra por lá! Abração Nanuka, felicidades sempre!

    • Thiago, meu amigão! Obrigado, viu? Olha, estou muito feliz por tudo o que me aconteceu lá! Na de SP, vou ficar todos os dias, porque é aqui do lado! *______________* Daí, teremos muitas oportunidades!

      Abração!!!

  4. \o/ Só gente feliz nas fotos!! XD
    Super contente por vc!! *-*
    Que espertinho seu pai né?? ^^ rsrs
    Pelas fotos deu pra perceber um pouco o quanto foi divertido pra ti!!

    Manda a Fabí ir p/ Bienal de Salvador, levar vc e as meninas!! Haha.

    Queria poder ir pra de SP! =/

    Beeijo, tudo de bom!!

    • ô, Sheyllinha! Muito obrigado, viu?

      Foi realmente um dia repleto de pessoas felizes, animadas. Inesquecível!

      Ah, mas esta ideia é muito, mas muito boa, hein? Ia adorar conhecer Salvador!!!!

      Vamos amadurecendo a proposta!

      Beijão e obrigado!

  5. Inenarrável sentimento, hem amigo?
    Aos poucos, as palavras expressam parte dessa emoção. Sei… vejo ali nos seus olhos.
    Um reolhar que ajuda novamente a curtir cada detalhe vivido, percebido e concebido.
    Você merece! Bela concepção!
    – Abraços!

    • Minha querida Maria!

      Muito obrigado pelas palavras tão carinhosas, viu!

      Foi realmente uma emoção indescritível!

      Sou muito grato a todos que me ajudaram a realizar este sonho.

      Abração!!!

  6. Nanuka!!! \o/
    Tô tão feliz pela sua felicidade, meu querido amigo! É a concretização de um lindo sonho e uma felicidade indescritível! Puxa, quanta emoção na Bienal! Parabéns pelo belo trabalho que é a sua obra Camundo. Nele você juntou seu talento literário e de ilustrador com primor! Sou seu fã, não só pelo brilhante Nanuka escritor e desenhista, mas também por esse exemplo de ser humano maravilhoso que você é, em quem quero me espelhar pela humildade, simplicidade e simpatia. Queria muito ter estado na Bienal celebrado este momento mágico com você e ter te tietado tirando fotos no estande como um fã faz…hehe, mas infelizmente isso não foi possível… 😦 Porém, amigão, saiba que estarei daqui sempre torcendo por você e pelo seu sucesso profissional. E, se Deus quiser, estarei no lançamento de seu próximo livro!
    Abração e obrigado pela grande honra de ser seu amigo!
    E não poderia também deixar de agradecer pelos grandes incentivos que vem me dando sempre nos meus quadrinhos e no meu livro. Devo muito a você!
    Felicidades!!!

  7. ô, meu amigão!

    O que dizer? Sou muito grato ao apoio, agora e antes da publicação.Muito, mas muito agradecido por isso.

    Não escrevemos um livro sozinho. Precisamos deste apoio. E isso tive de sobra de você, uma pessoa generosa e com um talento imensurável.

    O que posso fazer? Apenas dizer OBRIGADO!

  8. Ah, querido! Você merece, com certeza! Não vou descansar até ter o meu Camundo em Mãos, pode ter certeza! E que sua carreira literária seja repleta de sucesso!

    (Pena que eu não pude ir!rsrs)

    Beijos!

    @MariBSampaio

    • Ô, Mari! Sou muito grato por ler sempre seus comentários aqui e no Teen! Muito obrigado, viu? Sem amigos não somos ninguém, e seu apoio me deixa ainda mais agradecido!

      (Sobre a Bienal, vão ter outras oportunidades! você vai ver!)

Deixe um comentário

