Maus-tratos contra animais é crime

 

Não é de hoje, que muitos de nós acompanhamos, impotentes,  a violência e maus-tratos praticados contra animais. Recebo inúmeros e-mails sobre isso, que vão desde a abandono de cavalos (cuja função é apenas “carregar ou puxar”), até cães que são mortos por meios cruéis.

Há algum tempo, perto de minha casa, encontrei dois filhotes de cachorro, presos dentro de um saco plástico, amarrado  a uma árvore. Um deles, infelizmente, havia fugido e foi atropelado logo em seguida. Quando os vi, esta era a situação em que se encontravam. Atônito, liguei para uma instituição que socorre animais abandonados, que veio logo ao socorro, mas o animalzinho, que estava comigo, já havia falecido. Desde então, não consigo engolir a indignação para o descaso que a sociedade tem sobre seus animais de estimação. Sei que a miséria que assola parte da população de baixa renda, obriga pessoas de bem a viverem no limiar da fome, em condições degradantes, mas como parte de um todo, compreendo que a dignidade e o bem-estar não sejam benefícios apenas do Homem. Quem somos, afinal? Criaturas superiores, que usam ou descartam outras?

Não pretendo fazer um discurso ufanista, mas sempre que for possível, falarei sobre o assunto. Ontem, como se não bastasse, presenciei um vídeo, onde cachorros de rua são arremessados ainda vivos dentro de caçambas de lixo, mutilados enquanto a máquina triturava os detritos jogados.  Por que isso? Para garantir a limpeza da cidade? Que autoridade é esta que nos permite tamanha crueldade, já que, de uma forma pior, somos os grandes responsáveis pela destruição do planeta.

Devemos respeitar as 5 diretrizes, que prezam pela liberdade do animal, conforme o Farm Animal Welfare Council,  de 2003:

  1. Livres de fome e sede.
  2. Livres de desconforto.
  3. Livres de dor, ferimentos e doenças.
  4. Livres de medo e angústia.
  5. Livres para expressar seu comportamento natural.

Em nossa legislação, maltratar animais, é considerado crime ecológico, conforme art.32 da Lei 9.605, de 13.02.98, com detenção de três meses a um ano.

Conheça a WSPA, órgão que defende animais no mundo e aqui no Brasil, e outras tantas instituições filiadas à ela, como O Projeto Mucky (proteção aos primatas brasileiros), e a UPA (União Protetora de Animais).

6 pensamentos sobre “Maus-tratos contra animais é crime

  1. Nossa…. Putz. Detesto injustiça! Tenho pavor! Fico indignada!

    Eu nao gosto mto de gatos (td bem q tem um do vizinho q jogo agua (limpa) mas é pq ele fica pirraçando…. Mas fora isso ‘nada’. Prometo n fzr mais isso. (Sério, serviu pra eu cair na real, por mais que seja um ato ‘simples’ o bichinho sofre, por mais q dpois eu jogue comida pra ele…)
    Eu ja tive uma vaca (rs) qndo ela morreu eu chorei muuuito. =/
    E fiquei muito triste ( chorei) e com odio quando deram veneno pra cachorro da minha vó. =/

    Ja vi meus primos amarrarem corda no rabo do gato e sair puxando (e na epoca eu achava engraçado – tbm era criança.). Minha vó surtava…rs

    Entao, msm nao curtindo mto, acho absurdo o maltrato, o descaso.
    Poxa, alguns animais sao muito mais humanos do que uns que se dizem (seres racionais) por aí.
    A lei é otima! Mas nao adianta apenas existir… é necessario garantir sua eficácia!!

    Além da Detenção, existe Multa!

    Tantos casos existem e nada é feito… =(

    Acho cachorrinhos super fofos!! ^^
    Entre outros animais ….
    E por mais que ” nao goste” de alguns, isso nao qr dizer que eu deva fazer mal a eles. É totalmente repugnante quem faz isso.

    Beijos !
    Esse post ta nota 10 !! Parabéns!!

    • Sheylla, não se preocupe, saber o que é bom ou ruim é um processo de amadurecimento. Todos nós erramos, e o mais importante é reconhecer os erros. No caso dos maus-tratos, existem casos hediondos de pessoas que chegam a usar de sadismo, torturando essas criaturas, e subestimando a vontade destes animais. Temos de colocar sempre em mente, que é uma vida, e que, assim como a gente, animais sentem dor e sofrem.

    • Brigadão, Sheylla! Fico super feliz de ver você sempre aqui. Espero que a gente não tenha que ver mais estas coisas por aí. Vamos propagar bons sentimentos, ajudar e transformar, para mudar esta situação!

      Beijão!

  2. Faço eco das tuas palavras, Nanuka. E digo mais. Os animais são quase impotentes perante a nossa vontade, então devemos ser justos. Não sou do tipo animaníaco, não gosto que os animais invadam meu espaço, mas é justamente por isso que conheço meu dever de respeitar o espaço deles.
    E quando ouço ou vejo algo sobre maltrato de animais, tiro os olhos, tapo os ouvidos ou corro, pq tudo isso me traz um sentimento horrível, como uma fumaça negra que cresce dentro de mim.
    E ficou mais triste por saber que não é jeito correto de reagir. Devemos dar voz a nossa indignação e tornar nossa revoltada em ação. Não correndo e figindo que não vê, mas votando, cobrando… ligando, como vc fez.
    Vamos ficar atentos para que esse tipo de coisa não aconteça mais!

    • Obrigado, JH! Olha, não se culpe por omissão, ou por qualquer reação que lhe faça fugir em vez de ajudar, porque é natural agir assim, ao se deparar com este tipo de situação, tão inaceitável. Isso mostra o quanto está errado ver coisas assim, e o quanto é brutal. Aos poucos vamos tomando coragem de fazer alguma coisa, por menor que seja. E esse é o primeiro passo para a mudança.

Deixe um comentário

