Virtude Selvagem

É uma pena que ainda não exista no Brasil uma edição para o livro “The Yearling” ( M. K. Rawlings), romance que venceu o Prêmio Pulitzer em 1939 e foi adaptado para o cinema em 1946, sob o título  de “Virtude Selvagem”.  A bela história de Jody Baxter e do filhote de cervo que se torna o seu melhor amigo é um prosaico retrato da colonização americana do início do século XX.

Jody é filho único, e último de uma trágica trajetória de filhos que morreram ainda bebês. Como qualquer menino de sua idade, deseja ter um animalzinho de estimação, mas a vida dura e de poucos ganhos o impede até mesmo de ter um cãozinho. Numa caçada, porém, o pai de Jody acaba matando uma corsa, que ainda cuidava de sua cria. Para compensar a perda, o menino convence os pais a cuidar de um dos filhotes ,  que aparece, dias depois, nas mediações da fazenda. É então que começa uma grande e onírica amizade, que  consegue preencher de esperança a vida solitária de Jody.

Mas a história coloca Jody em um terrível dilema, quando o animal cresce e passa a destruir a horta da família. As consequências desta amizade levam Jody a amadurecer rapidamente, e não há quem não se emocione com o desfecho da história.

O editor de Rawlings, que também cuidava dos originais de Ernest Hermingway, recusou algumas histórias da escritora, e pediu para que ela escrevesse algo que de fato havia vivido, e foi assim que nasceu “The Yearling”.

É um livro que adoraria ilustrar.

Sobre o filme com Gregory Peck no papel do pai de Jody, vale destacar a belíssima fotografia, e a ótima performance de Claude Jarman Jr, que interpreta Jody, cujo desempenho foi merecedor do Academy Juvenile Award.

Tenho boas lembranças deste filme, e é incrível como os dilemas juvenis são os mesmos, não obstante a época em que as histórias aconteçam. Um belíssimo filme que vale a pena ver (ou ver de novo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s